BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos, você viu que cadeia alimentar é a sequência linear de transferência de nutrientes, de uma espécie à outra. Pegando o exemplo de uma cadeia de pastagem, analise as sentenças a seguir e assinale a opção CORRETA.
I) São considerados consumidores de primeira ordem ou primários os animais fitófagos, que se alimentam dos produtores.
II) Produtores são os vegetais que possuem clorofila e sintetizam e acumulam nutrientes através da fotossíntese.
III) Consumidores de segunda ordem ou secundários são animais carnívoros, que alimentam de outros carnívoros.
IV) Consumidores de terceira ordem ou terciários são animais herbívoros, que se alimentam dos consumidores de primeira ordem.
V) Decompositores ou biorredutores são os micro-organismos que atacam cadáveres e excrementos, decompondo-os.
Estão corretas as alternativas:
I, II e V.
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Ao processo de formação de novas espécies é chamado especiação. A especiação possibilita o surgimento de espécies endêmicas. Levando-se em consideração os nossos estudos sobre especiação e endemismo, assinale o que for CORRETO:
As plantas endêmicas são formadas por grupos considerados de grande potencial biótico.
As distintas regiões do globo onde se encontram diferentes espécies vegetais são denominadas zoogeográficas.
As plantas cosmopolitas são aquelas cujas espécies podem ser encontradas em todas as regiões do mundo.
Chama-se neogênico ao endemismo desenvolvido recentemente na história evolutiva, cuja espécie não teve tempo de se disseminar.
As espécies endêmicas encontradas no mundo são resultado de processos naturais de especiação por isolamento reprodutivo.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O planeta Terra tem, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos, os quais foram marcados por temperaturas elevadas, em sua maior parte. Porém, há indícios de que o clima do planeta tenha sofrido várias modificações ao longo de sua história geológica. Alguns sugerem que períodos mais frios, de glaciação, ocorreram no Pré-cambriano, Carbonífero, Permiano e Pleistoceno. Sobre o clima da Terra ao longo de sua história e os eventos a ele associados é correto afirmar:
01) O que os dados paleontológicos e biogeográficos sugerem é que as oscilações de temperatura do Globo afetaram de forma significativa a distribuição dos animais no planeta.
02) Com as oscilações de temperatura ocorridas no Pleistoceno, as evidências geológicas e paleontológicas sugerem que ocorreram grandes extinções durante essa época.
04) Foi durante o Pleistoceno, época do período Quaternário da era Cenozoica, compreendido entre 1,6 milhões e 10.000 anos, que ocorreram as mais notáveis glaciações.
08) Durante os episódios de glaciação acredita-se que o nível dos mares tenha abaixado cerca de 100.000 metros em todo o planeta. O congelamento tornou os climas extremamente frios.
16) Com a retração da glaciação, durante os períodos interglaciais quentes, o nível do mar se elevou, muitas espécies saíram de seus refúgios e se espalharam pelos continentes.
A soma dos números correspondentes às assertivas corretas é igual a:
31
22
07
21
13
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.
Carnaúba
Fonte: imagem de Teruel (2010).
As informações a seguir referem-se à floresta pluvial-tropical. No entanto, apenas uma delas está CORRETA. Assinale-a.
O Cerrado é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros. Adaptou-se muito bem ao clima tropical semiúmido do Brasil, e hoje ocupa cerca de 10% do território do país.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro. A vegetação é constituída, predominantemente, por babaçu, carnaúba e buriti.
A Mata Atlântica ocupa parte significativa do território brasileiro. A Mata de Araucárias e o Pantanal fazem parte desse importante ecossistema.
O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a mata dos igapós, inundada durante as épocas de cheias dos rios.
As espécies brasileiras são pouco originais, com baixo grau de endemismo. Este fato se relaciona com o passado de colonização do país.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
I, II e V.
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Ao processo de formação de novas espécies é chamado especiação. A especiação possibilita o surgimento de espécies endêmicas. Levando-se em consideração os nossos estudos sobre especiação e endemismo, assinale o que for CORRETO:
As plantas endêmicas são formadas por grupos considerados de grande potencial biótico.
As distintas regiões do globo onde se encontram diferentes espécies vegetais são denominadas zoogeográficas.
As plantas cosmopolitas são aquelas cujas espécies podem ser encontradas em todas as regiões do mundo.
Chama-se neogênico ao endemismo desenvolvido recentemente na história evolutiva, cuja espécie não teve tempo de se disseminar.
As espécies endêmicas encontradas no mundo são resultado de processos naturais de especiação por isolamento reprodutivo.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O planeta Terra tem, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos, os quais foram marcados por temperaturas elevadas, em sua maior parte. Porém, há indícios de que o clima do planeta tenha sofrido várias modificações ao longo de sua história geológica. Alguns sugerem que períodos mais frios, de glaciação, ocorreram no Pré-cambriano, Carbonífero, Permiano e Pleistoceno. Sobre o clima da Terra ao longo de sua história e os eventos a ele associados é correto afirmar:
01) O que os dados paleontológicos e biogeográficos sugerem é que as oscilações de temperatura do Globo afetaram de forma significativa a distribuição dos animais no planeta.
02) Com as oscilações de temperatura ocorridas no Pleistoceno, as evidências geológicas e paleontológicas sugerem que ocorreram grandes extinções durante essa época.
04) Foi durante o Pleistoceno, época do período Quaternário da era Cenozoica, compreendido entre 1,6 milhões e 10.000 anos, que ocorreram as mais notáveis glaciações.
08) Durante os episódios de glaciação acredita-se que o nível dos mares tenha abaixado cerca de 100.000 metros em todo o planeta. O congelamento tornou os climas extremamente frios.
16) Com a retração da glaciação, durante os períodos interglaciais quentes, o nível do mar se elevou, muitas espécies saíram de seus refúgios e se espalharam pelos continentes.
A soma dos números correspondentes às assertivas corretas é igual a:
31
22
07
21
13
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.
Carnaúba
Fonte: imagem de Teruel (2010).
As informações a seguir referem-se à floresta pluvial-tropical. No entanto, apenas uma delas está CORRETA. Assinale-a.
O Cerrado é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros. Adaptou-se muito bem ao clima tropical semiúmido do Brasil, e hoje ocupa cerca de 10% do território do país.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro. A vegetação é constituída, predominantemente, por babaçu, carnaúba e buriti.
A Mata Atlântica ocupa parte significativa do território brasileiro. A Mata de Araucárias e o Pantanal fazem parte desse importante ecossistema.
O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a mata dos igapós, inundada durante as épocas de cheias dos rios.
As espécies brasileiras são pouco originais, com baixo grau de endemismo. Este fato se relaciona com o passado de colonização do país.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
As plantas endêmicas são formadas por grupos considerados de grande potencial biótico.
As distintas regiões do globo onde se encontram diferentes espécies vegetais são denominadas zoogeográficas.
As plantas cosmopolitas são aquelas cujas espécies podem ser encontradas em todas as regiões do mundo.
Chama-se neogênico ao endemismo desenvolvido recentemente na história evolutiva, cuja espécie não teve tempo de se disseminar.
As espécies endêmicas encontradas no mundo são resultado de processos naturais de especiação por isolamento reprodutivo.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O planeta Terra tem, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos, os quais foram marcados por temperaturas elevadas, em sua maior parte. Porém, há indícios de que o clima do planeta tenha sofrido várias modificações ao longo de sua história geológica. Alguns sugerem que períodos mais frios, de glaciação, ocorreram no Pré-cambriano, Carbonífero, Permiano e Pleistoceno. Sobre o clima da Terra ao longo de sua história e os eventos a ele associados é correto afirmar:
01) O que os dados paleontológicos e biogeográficos sugerem é que as oscilações de temperatura do Globo afetaram de forma significativa a distribuição dos animais no planeta.
02) Com as oscilações de temperatura ocorridas no Pleistoceno, as evidências geológicas e paleontológicas sugerem que ocorreram grandes extinções durante essa época.
04) Foi durante o Pleistoceno, época do período Quaternário da era Cenozoica, compreendido entre 1,6 milhões e 10.000 anos, que ocorreram as mais notáveis glaciações.
08) Durante os episódios de glaciação acredita-se que o nível dos mares tenha abaixado cerca de 100.000 metros em todo o planeta. O congelamento tornou os climas extremamente frios.
16) Com a retração da glaciação, durante os períodos interglaciais quentes, o nível do mar se elevou, muitas espécies saíram de seus refúgios e se espalharam pelos continentes.
A soma dos números correspondentes às assertivas corretas é igual a:
31
22
07
21
13
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.
Carnaúba
Fonte: imagem de Teruel (2010).
As informações a seguir referem-se à floresta pluvial-tropical. No entanto, apenas uma delas está CORRETA. Assinale-a.
O Cerrado é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros. Adaptou-se muito bem ao clima tropical semiúmido do Brasil, e hoje ocupa cerca de 10% do território do país.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro. A vegetação é constituída, predominantemente, por babaçu, carnaúba e buriti.
A Mata Atlântica ocupa parte significativa do território brasileiro. A Mata de Araucárias e o Pantanal fazem parte desse importante ecossistema.
O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a mata dos igapós, inundada durante as épocas de cheias dos rios.
As espécies brasileiras são pouco originais, com baixo grau de endemismo. Este fato se relaciona com o passado de colonização do país.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
31
22
07
21
13
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
A carnaúba é uma planta de clima quente. Quando Alexander Von Humboldt conheceu a carnaúba em terras brasileiras, ficou tão impressionado com as numerosas finalidades da planta, que passou a chamá-la de "árvore da vida”. A carnaúba pode ser encontrada nas florestas pluviais-tropicais.
Carnaúba
Fonte: imagem de Teruel (2010).
As informações a seguir referem-se à floresta pluvial-tropical. No entanto, apenas uma delas está CORRETA. Assinale-a.
O Cerrado é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros. Adaptou-se muito bem ao clima tropical semiúmido do Brasil, e hoje ocupa cerca de 10% do território do país.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro. A vegetação é constituída, predominantemente, por babaçu, carnaúba e buriti.
A Mata Atlântica ocupa parte significativa do território brasileiro. A Mata de Araucárias e o Pantanal fazem parte desse importante ecossistema.
O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a mata dos igapós, inundada durante as épocas de cheias dos rios.
As espécies brasileiras são pouco originais, com baixo grau de endemismo. Este fato se relaciona com o passado de colonização do país.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
O Cerrado é uma vegetação que foi trazida pelos portugueses nos navios negreiros. Adaptou-se muito bem ao clima tropical semiúmido do Brasil, e hoje ocupa cerca de 10% do território do país.
A Mata de Cocais é considerada uma área de transição entre a Amazônia e o Nordeste brasileiro. A vegetação é constituída, predominantemente, por babaçu, carnaúba e buriti.
A Mata Atlântica ocupa parte significativa do território brasileiro. A Mata de Araucárias e o Pantanal fazem parte desse importante ecossistema.
O Brasil abriga algumas espécies que são chamadas pluvial-tropicais, como a mata dos igapós, inundada durante as épocas de cheias dos rios.
As espécies brasileiras são pouco originais, com baixo grau de endemismo. Este fato se relaciona com o passado de colonização do país.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a interação e diversidade dos elos biológicos”
Um domínio morfoclimático é a configuração espacial da relação entre os diversos fatores naturais numa determinada região, entre eles, clima, relevo, vegetação, solos e demais seres vivos.
Leia atentamente o cordel a seguir:
O FOGO
Há quem diga que o __________
Até ao fogo suporta
E que tudo que é queimado
Refaz-se como uma horta
Mas, eu creio que em verdade
Grande parte fica morta.
No caso dos animais
Muitos conseguem escapar
No caso a ema e o veado
E os que sabem voar
Mas morrem os ovos e filhotes
Insetos e o tamanduá
Morrem muitos animais
E a terra fica chagada
E muitos microorganismos
Deixam a terra deserdada
E o sofrimento de todos
Não se compara com nada.
O fogo pra quem tá morto
Vai cumprir sua missão
Mas matar animais vivos
E árvore vira tição
É pra qualquer criatura
Sentir dor no coração
O fogo aqui no __________
Não é fato natural
Sua origem é causada
Por interesse real
Pra gerar capim pro gado
E agricultura em geral.
(...)
Fonte: SAMPAIO, Antônio Alencar. Disponível em: http://www.belvederemel.com.br/page16.php. Acesso em 15/02/2011. [fragmento]
O cordel de Antônio Alencar apresenta, de forma poética, a descrição de um dos domínios morfoclimáticos brasileiro. O nome desse domínio foi retirado do cordel e substituído por um traço.
Com base nos diversos elementos apresentados no cordel é CORRETO afirmar que se trata do domínio do(a):
Mata Atlântica.
Caatinga.
Amazônia.
Cerrado.
Araucárias.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
O clima varia em função de alguns fatores, como a latitude. Isso acontece pela variabilidade de iluminação solar, mais intensa na região tropical e menos intensa nos polos.
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a radiação solar e o clima leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) O ar nos polos tende a ser seco e frio, enquanto nas regiões tropicais tende a ser quente e úmido, pois a radiação solar varia com a latitude.
( ) O ar aquecido se expande, fica menos denso, e sobe. Junto com ele a água evapora, conforme a intensidade de radiação recebida.
( ) A região equatorial do globo recebe constantemente o ar advindo diretamente dos polos norte e sul, o que ameniza os climas.
( ) A pressão atmosférica no nível do mar é invariavelmente menor do que a pressão atmosférica das elevadas altitudes.
( ) Nas regiões polares o ar é mais seco, pois a radiação solar é menos intensa, o que faz com que as taxas de evaporação sejam reduzidas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
VFVFV
VVVFF
FVVVV
VVFFV
FVVFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.
Os tornados e ciclones tropicais, eventos climáticos extremos, carregam consigo um poder destrutivo imenso. Os furacões ou tufões, por exemplo, são ciclones tropicais, que se formam sobre os oceanos.
Na imagem abaixo, o Furacão Catarina:
Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre tornados e furacões assinale a alternativa correta:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
Os furacões são células de ar de elevada pressão, que provocam, invariavelmente, precipitações, seja de chuva, neve ou granizo. São resultantes de massas de ar polar, cuja ascensão atmosférica é repentina.
Os tornados se formam sobre a terra, pela intersecção de uma frente de ar frio e seco descendente que se choca e interage com uma massa de ar quente ascendente, formando um redemoinho de ar.
Os tornados também podem ser chamados de furacões ou tufões. Se formam apenas sobre os mares temperados e, por isso, quando se deslocam para a terra atingem as zonas mais ricas do globo.
Furacões como o Catarina atingem áreas subtropicais do globo, pois apenas se formam em regiões frias. O redemoinho observado em sua configuração é decorrente do movimento de translação da Terra.
Os tornados ocorrem apenas sobre os oceanos, provocam ventos e chuva extremados e apresentam longa duração, por isso seu poder destrutivo é muito grande, muito superior ao dos furacões.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Conforme nossos estudos sobre o ciclo da água você viu que, embora mude de estados, esta matéria não se esgota. Assim, ela circula entre atmosfera, superfície, solo, subsolo, plantas e animais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor caracteriza a formação do lençol freático:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
Uma cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes entre indivíduos interligados. O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:
Fonte: http://tudoquevocefazconta.wordpress.com/2010/06/14/lista-de-exercicios-01-5%C2%AA-serie/, acesso em 16/04/2016.
Podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave COMPORTA-SE COMO:
Água que alimenta as reservas subterrâneas, após se infiltrar pelos espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos.
Água que escoa sobre a superfície terrestre, desaguando em cursos d’água diversos.
Cursos de água formados pelo derretimento de geleiras.
Água que evapora, retornando à atmosfera e formando nuvens, que irão gerar precipitação.
Água doce ou salgada acumulada nas depressões do terreno.